WhatsApp: O Drama Brasileiro

downloadNão tenho conhecimento de nenhum outro país onde um juiz idiota possa acordar de ovos virados e bloquear o whatsapp porque está a fim. Só mesmo aqui no Brasil.

Dessa vez a gracinha veio da 2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro. O juiz com meleca na cabeça resolveu bloquear o whatsapp porque o facebook – empresa proprietária do aplicativo – recusou-se a fornecer informações que foram exigidas dele. Segundo a história contada pelo judiciário carioca, o facebook foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias e teria respondido com uma mensagem inglês (o que teoricamente teria sido ofensivo – ????). A juiza responsável alegou que o email do facebook trata o Brasil “como uma republiqueta”. O Whatsapp alega não ter acesso às informações requisitadas pela polícia – o que deve ser a mais plena verdade, afinal estamos cansados de saber que tudo é codificado….

A polícia requisita da empresa a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário (…) antes de implementada a criptografia.”. Ou seja, exigem que a empresa deixe de criptogtafar as mensagensm deixando-as abertas a quem quiser ler. Ou seja, nada de sigilo de informação para quem usa internet viu? Coisa de ditadura das bravas, na China deve ser assim….

Essa tarde o PPS (Partido Popular Socialista) entrou com um pedido de liminar junto ao STF, alegando que  a suspensão do aplicativo fere a liberdade de expressão e de manifestação. O presidente do STF, Ricardo Lewandowsky – que está de plantão durante o recesso – concordou e emitiu a liminar, alegando que  o bloqueio foi uma medida desproporcional porque o WhatsApp é usado de forma abrangente, inclusive para intimações judiciais, e fere a segurança jurídica.

O WhatsApp deve voltar a funcionar nas próximas horas – até o próximo juiz desocupado inventar de bloquear novamente. Enquanto isso os usuários é que ficam sendo feitos de idiotas. Em vez de ficar perturbando o país todo com os bloqueios a Polícia devia era contratar uma bela turma de hackers – ia ter acesso a toda a informação que quisesse.

 

error: Conteúdo Protegido!