Temer Troca o Advogado Geral da União

aguApós um bate boca marcante com Eliseu Padilha ontem, Fabio Medina Osório acabou com suas chances na AGU. Padilha pediu que Osório apresentasse seu pedido de demissão e o Advogado Geral da União recusou-se, afirmando inclusive à imprensa que ‘quem demite não é Padilha e sim Temer’.

Pois assim seja: hoje Temer emitiu uma nota comunicando a demissão sumária e imediata do advogado, que será substituído por – adivinhem? Uma mulher!

Eis a nota:

O presidente Michel Temer convidou hoje para ocupar o honroso cargo de Advogado-Geral da União, a doutora Grace Maria Fernandes Mendonça, distinta profissional e servidora de carreira daquele órgão. O presidente agradece os relevantes serviços prestados pelo competente advogado doutor Fábio Medina Osório, que deixa o cargo

Osório havia sido indicado por Padilha para a AGU, mas fontes afirmam que o governo estava extremamente insatisfeito com seu desempenho na pasta e que sua demissão seria apenas questão de tempo.

Não é surpresa alguma que Temer esteja começando a ‘remanejar’ seus ministros. Devemos ver outras trocas nos próximos dias, afinal ele passou de temporário a efetivo e as necessidades também mudam.

Quanto a Grace Maria Fernandes Mendonça, é uma funcionária de carreira da AGU, que estava atuando como secretária geral desde junho de 2003. Grace é advogada da União e professora de Direito Constitucional da Universidade Católica de Brasília e já exerceu interinamente a chefia da AGU em 2008 além de ser quem sempre representa o chefe da instituição nas sustentações orais nos julgamentos do plenário do STF.

Em resumo, uma indicação técnica e não política.

E feminina.

Dá-lhe Temer.

error: Conteúdo Protegido!