Renan Ficou… Perdemos? Que Nada, Ganhamos…

Acabou a reunião do STF que deliberava sobre a permanência de Renan Calheiros na presidência do Senado. Por 6 votos a 3 os juízes decidiram que Renan fica na presidência, mas não tem direito a assumir a presidência da república caso o presidente e o presidente da câmara estejam ausentes (nesse caso, assumirá a presidente do STF).

Perdemos então?

De modo algum. O fato é que a liminar do juiz Marco Aurélio Mello foi resultado de uma ‘briga pessoal’ entre Renan e Marco Aurélio, mais do que uma deliberação coerente. Renan vinha há tempos enfrentando e ofendendo os juízes do STF e Marco Aurélio viu por bem ‘dar uma lição’ no arrogante presidente do Senado.

Acontece que não se pode pensar dessa maneira. Apesar da raiva, da revolta, da indignação que a atitude NOJENTA de Renan inspira em todos nós, o fato é que temos que pensar primeiro no Brasil. E o que muitos não pararam para pensar, mesmo quando iam às ruas pedir a saída de Renan, era quem o substituiria. E quem o substituiria seria o senador Jorge Viana, do PT.

Agora vamos pensar.

Faltam 8 dias para acabar o mandato de Renan – e consequentemente de Jorge Viana. A presidência precisa urgentemente da aprovação da PEC do Teto  – que Renan apoia claramente e já está tocando pra frente, e que o PT abomina – e o estrago que Renan poderia fazer com a Lei de Abuso de Autoridade já não pode ser feita, pois a maioria dos Senadores já mostrou que não votará com ele nem aprovará qualquer atitude para apressar aquela votação.

Agora o que é melhor: que Renan seja afastado e Jorge Viana assuma?

É CLARO que não!

Jorge Viana assumindo o Senado atrasaria em milênios a reforma que precisamos – e faria tudo o que pudesse paras colocar pedras em quaisquer iniciativas do governo para melhorar a economia.

Em uma semana estaremos livres de Renan de um modo ou de outro. Enquanto isso, Renan está fora da linha sucessória da presidência da república.

Quanto à desobediência de Renan em relação à liminar… tenho a sensação que essa história ainda não acabou. Renan tem ofendido e atentado os juizes do STF faz tempo. Isso não ficará sem volta.

Tempos estranhos, parafraseando Marco Aurélio – a verdadeira sabedoria às vezes está em saber quando recuar.

Não nos sintamos perdedores, nesse momento, a sensação clara é que nós ganhamos – e o PT perdeu de novo.

 

error: Conteúdo Protegido!