Eleições 2016: Doações Pelo Cartão!

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, assinou ontem, 01/09, uma portaria que viabiliza as doações eleitorais através de cartão de crédito de pessoas físicas.

Com as novas regras onde doações não podem mais ser feitas por pessoas jurídicas, os candidatos a cargos públicos tem agora de apelar para toda e qualquer possibilidade para levantar fundos. A vaquinha virtual, ou crowdfunding, havia sido aventada, mas foi vetada pela justiça eleitoral por ser uma doação via terceiros. As regras para doação ditam que apenas cidadãos pessoas físicas podem doar, e limitados a até um máximo de 10% da sua renda no ano anterior. A raceita estarará periodicamente verificando o status dessas doações e sua validade e alarmes serão disparados caso alguma inconsistência seja encontrada.

O eleitor brasileiro não tem o hábio de doar a candidatos e isso sinaliza que as eleições 2016 deverão ser significantemente mais pobres que as anteriores e os candidatos terão de gastar muita sola de sapato pedindo a ajuda de seus correligionários além de – quem diria – apresentar e realmente cumprir suas propostas.

Se for pra reduzir a corrupção tamos dentro!

error: Conteúdo Protegido!