A Lava Jato se Aproxima da Mãos Limpas – da Pior Maneira

justica-federal06daniel-castellano-khqe-u101501997034fkc-1024x683gp-webAlgum tempo atrás Sérgio Moro comentou em uma das aulas que deu que receava que acontecesse com a Operação Lava Jato o que aconteceu com a Mãos Limpas na Itália. O magistrado não estava vendo fantasmas. As atitudes dos defensores de Lula nos últimos dias – e pior, as reações da imprensa e dos ‘formadores de opinião’ começam a preocupar quem se importa com o futuro das investigações.

Pra quem não tem conhecimento da história, a Operação Mãos Limpas ocorreu na Itália, na década de 90. Assim como no Brasil ela teve profundo impacto na política italiana, levando ao fim da primeira república e terminando com vários partidos políticos envolvidos em corrupção. Diferente daqui, na Mãos Limpas o índice de suicídio de políticos e empresários foi gigantesco. Assim como o índice de evasão.

O problema é que a Mãos Limpas fez exatamente o que a Lava Jato está fazendo aqui: mexeu com gente graúda. E assim como está ocorrendo agora, eles não lutaram na legalidade, mas sim na guerra de (des)informação. Com uma pesada campanha publicitária, foram convencendo os veículos de informação e formadores de opinião de que a polícia era ‘truculenta’ e ‘abusava do poder’ e estava criando ‘um estado de exceção’ (familiar?). Com isso repetido todos os dias na TV e no rádio e na internet, o povo se revoltou e demandou o fim da investigação.roma4

Com isso, muitos ficaram por punir.

É fato que a Mãos Limpas ajudou a mudar o cenário político da Italia – assim como a Lava Jato já fez aqui em nosso país – mas foi impedida de continuar investigando e levando à justiça todos os culpados. Será que o mesmo vai acontecer com a nossa Lava Jato? Tem dois dias que os meios de comunicação falam na ‘truculência’ dos procuradores durante a coletiva onde denunciaram Lula. Dizem que eles ‘excederam suas tarefas’ –  exatamente o discurso dos advogados de Lula. Resta saber duas coisas: nossa imprensa é assim TÃO BURRA para virar massa de manobra desses políticos e poderosos que querem acabar da Lava Jato? E NÓS somos tão burros de acreditar e nos deixar levar por tudo que vemos na TV e na internet?

É a pergunta de um milhão de dólares. Dizem que a denúncia de Marcelo Odebrecht vai explodir o Planalto – que exploda! Se não sobrar um, elegeremos novos e melhores. Mas no momento em que a Lava Jato perder o apoio popular, os interessados se apressarão em mexer os pauzinhos para tirá-la de cena.

Vamos apoiar Sergio Moro, não deixemos que eles terminem com a Lava Jato como acabou a Mãos Limpas – queremos o chefão na prisão!

error: Conteúdo Protegido!