A Dança dos Ex-Ministros: Palocci Preso na Lava Jato

palocciOperação Omertá. Nada mais adequado do que o nome dessa fase da Operação Lava Jato, que retrata o código de silêncio da máfia siciliana. Dessa vez foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 15 de condução coercitiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Entre os presos, o poderoso ex-ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, Antonio Palocci.

Aparentemente ser ex-ministro de Dilma devia vir com adicional de periculosidade.

Palocci foi detido em sem apartamento nos Jardins – sem drama de hospital pro PT capitalizar dessa vez. A casa e o escritório de Palocci passam por mandados de busca e apreensão.

Juntamente com os outros dois presos –  o ex-secretário da Casa Civil Juscelino Antônio Dourado e Branislav Kontic, que atuou como assessor na campanha de Palocci em 2006 – Palocci deverá ser levado para Curitiba ainda hoje.

O motivo da prisão de Palocci? Ele teria recebido propina para atuar em favor da Odebrecht (sim, a delação da Odebrecht já está dando seus primeiros frutos). O advogado de Palocci desfia a habitual lenga lenga sobre a Lava Jato ser espetaculosa e tenta insinuar uma influência do PSDB nas ações da PF em vez de tentar defender seu indefensável cliente. Terá bastante trabalho para negar as acusações contra Palocci, que envolvem:

– Tratativas do grupo Odebrecht com o ex-ministro para tentar aprovar o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 460/2009, que resultaria em benefícios fiscais;
– Ação para aumento da linha de crédito junto ao BNDES para Angola, país com o qual a empresa tinha relações comerciais;
– Interferência em licitações da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal;
– Favorecimento de negócios envolvendo programa de desenvolvimento de submarino nuclear (Prosub).

Ao contrário de Mantega, Palocci não tem uma esposa com câncer – ou fazendo endoscopia – para tentar enganar a PF. Sendo assim esse aí deve ficar preso por um tempo e, quem sabe, ignora o Omertá e canta como um passarinho!

error: Conteúdo Protegido!